30 de julho de 2010

A visão de cada um



Dois homens, muito enfermos, ocupavam uma mesma enfermaria em um grande hospital.
Sua única comunicação com o mundo de fora era uma janela. Um deles tinha a sua cama perto da janela e, todos os dias, tinha permissão para se sentar em sua cama, por algumas horas. Tudo como parte do tratamento dos pulmões.
O outro, cuja cama ficava no lado oposto do pequeno cômodo ficava o dia todo deitado de barriga para cima.
Todas as tardes, quando o homem cuja cama ficava perto da janela era colocado sentado, ele passava a descrever para o companheiro de quarto o que havia lá fora.
Falava do grande parque, cheio de grama verde, de árvores frondosas e flores mais além, em canteiros bem cuidados. Descrevia o lago, onde havia patos e cisnes. Falava das crianças que jogavam migalhas de pão para as aves, e dos barcos de brinquedo que coloriam as tardes de verão.
Falava dos casais de namorados que passeavam de mãos dadas entre as árvores, dos jogos de bola muito disputados entre a criançada.
Dizia que bem além da linha das árvores, ele podia ver um pouco da cidade, o contorno dos altos prédios contra o azul do céu.
O homem deitado somente escutava e escutava. Houve um dia em que ouviu, preocupado, o caso de uma criança que quase caiu no lago, sendo salva a tempo por sua mãe.
Num outro dia, a descrição minuciosa foi a respeito dos lindos vestidos das moças que saudavam a primavera em flor.
O homem deitado quase podia ver o que o outro descrevia, tantos eram os detalhes e a emoção do companheiro sentado. E, aos poucos, foi se tomando de inveja.
Por que somente o outro, que ficava perto da janela, podia ter aquele prazer? Por que ele também não podia ter aquela mesma oportunidade?
Enquanto assim pensava, mais se envergonhava e, no entanto, não conseguia evitar que tais pensamentos o atormentassem.
Certa noite, enquanto estava ali olhando para o teto, como sempre, percebeu que o outro começou a passar mal. Acordou tossindo, parecendo sufocar.
Com desespero, o botão de emergência foi acionado. As enfermeiras correram. O médico veio. Nova aparelhagem respiratória foi providenciada, mas tudo em vão. O homem morreu.
Pela manhã, seu corpo sem vida foi retirado dali. Então, o homem que permanecia sempre deitado, pediu para que o colocassem na cama do outro, próximo da janela.
Logo que assim foi feito e a enfermeira saiu do quarto, ele fez um grande esforço, apoiou-se sobre o cotovelo, na tentativa de se erguer no leito.
A dor era intensa mas ele insistiu. Com muita dificuldade, ele olhou pela janela e viu... apenas um enorme, alto e feio muro de pedras nuas.
*   *   *

 A vida tem o colorido que a pessoa lhe dá. A paisagem se torna cinzenta ou plena de luz de acordo com as lentes de que se serve a pessoa para olhá-la.
Sofrer a enfermidade e se fechar na dor ou enfeitar de vivas cores o quadro que vive, é opção individual.
Há os que sofrem pouco e se desesperam, aumentando sua carga de dissabores, com as lentes escuras e sombrias de que se servem para contemplar tudo e todos.
Há os que sofrem muito e se dizem tranquilos, padecendo serenos.


Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria desconhecida.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 1, ed. Fep.
Em 19.07.2010.

Confissões de um cachorro...

 Já ouviu aquela frase:
- Os homens são uns cachorros!!!
Ou agora:
- Os cachorros são uns homens!!!

 
 kakakakakaka
Presente da minha sobrinha Rizza,
obrigada pingo.

28 de julho de 2010

ADOLESCENTES X PAIS

 O importante, no relacionamento entre pais e filhos, é construir pontes, não barreiras. Pontes que conduzam a um melhor entendimento, à compreensão um do outro, ao diálogo, à boa e saudável convivência.
Quando ele chegar atrasado, não dê bronca no estilo: Por que não telefonou? Você só pensa em si mesmo!
Utilize algo como: Você demorou muito além do esperado. Fico muito preocupado com suas demoras. Por favor, numa outra vez, lembre-se de telefonar.
Críticas também pode, mas não esqueça de elogiar.
Essas pequenas fórmulas, além de melhorar em muito o relacionamento, demonstrarão confiança e serão excelentes formas de estimular o comportamento responsável.
Por falar nisso, JÁ ABRAÇOU SEU FILHO HOJE? 

Bjs doces!
V .L.

27 de julho de 2010

*PASSIONE/ REDE GLOBO*

 LAMENTÁVEL NO CAPÍTULO DA NOVELA "PASSIONE ", EXIBIDA ONTEM (26/07/2010) NA REDE GLOBO. FIQUEI INDIGNADA, É FICÇÃO, MAS A CENA DE TOTÓ (ATOR TONI RAMOS) FOI BASTANTE FORTE E MUITO REALISTA, QUANDO ELE SE REFERIA À PESSOA DAPERSONAGEM FRANCESCA (UMA EX-GAROTA DE BORDÉU, E NEM POR ISSO MENOS MULHER QUE EU OU VOCE) COM NOMES HUMILHANTES.  EU SEI, É UMA NOVELA. COMO PODEM EXIBIR TAIS MAUS TRATOS CONTRA A MULHER EM HORÁRIO NOBRE, ONDE CRIANÇAS TAMBÉM VÊM A DITA CUJA JUNTAMENTE COM OS PAIS? COMO DIZER A ESTAS CRIANÇAS QUE O QUE VIRAM É ERRADO?  COMO ENSINAR ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES QUE A MULHER DEIXOU DE ANDAR DE CABEÇA BAIXA, DE JOELHOS DOBRADOS, QUE APRENDEU A DIZER "NAO" E "EU POSSO"? COMO DIZER QUE A MULHER APRENDEU A TOMAR CONTA DE SÍ MESMA? E A MINHA AMIGA "MARIA DA PENHA", (LEI 11.340/2006) COMO FICA? COMO SE NÃO FOSSE O SUFICIENTE O QUE VIMOS NOS TELEJORNAIS, HOMENS IMPUNES DE SEUS CRIMES CONTRA A MULHER, AINDA EXIBEM CENAS COMO ESTA QUE SÃO VISTA POR MILHÕES DE PESSOAS, (VE QUEM QUER). TENHO ISSO PRÁ MIM COMO INDUÇÃO PARA TAL CRIME JÁ QUE  A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER GERA MAIS MORTES NA AMÉRICA LATINA DO QUE A MALÁRIA E A AIDS. QUE ISTO NÃO SIRVA DE EXEMPLO, POIS A MULHER, MERECE SER RESPEITADA, SEJA ELA QUEM FOR. NÓS MULHERES, TEMOS QUE PELO MENOS TENTAR AMENIZAR O PRECONCEITO E POR FIM À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, MESMO QUE SEJA VERBAL.
"NÓS MULHERES PODEMOS MUITO MAIS DO QUE IMAGINAMOS" 
BJS DOCES! V.L.

26 de julho de 2010

INFIDELIDADE parte 1

O corpo denuncia
Interessada em alguém né!! Não adianta tentar disfarçar, as expressões não verbais, são xeque-mate no jogo da verdade.
Alguns macetes para acabar de vez com a farra dos dissimulados  de plantão em poucos encontros.
- Quando questioná-lo sobre infidelidade, repare bem na voz do moço, o timbre fica mais agudo quando estamos mentindo, por causa da ansiedade.
- O fofo faz pausas looooongas entre uma frase e outra, e isso é outro indício de que esconde algo.
- Preste atenção aos gestos que acompanham a fala do fofo. Se parecerem ter o significado oposto do discurso, há grandes chances de que esteja tentando enganá-la. Por exemplo: pergunte o que ele sente pela ex-namorada. Se disser que já a esqueceu e fizer um gesto que remeta à ideia de passado, perfeito! Mas, se apontar mãos e braços para frente, indicando tempo futuro...
- Como o fofo sorri quando está com você? Se parecer uma expressão congelada, como um sorriso amarelo e sem linhas em torno dos olhos, pode não ser tão sincero assim.
- Ele disse que está louco por você, mas a expressão apaixonada só apareceu segundos depois das palavras. Xiiiiiiii...
Pega traidor
Acredite, o fofo dá sinais claros quando não é confiável ainda na fase “estamos nos conhecendo”. Você só precisa prestar atenção nas pequenas e quase inocentes atitudes para pegar o infiel no pulo. E assim, livrar-se de fazer papel de boba no futuro.
FIQUE ALERTA SE o candidato tiver horror a comprovantes de pagamento
Vocês saíram para jantar e o fofo, cavalheiríssimo, se oferece para pagar a conta. Mal a máquina libera a nota, o espertão já busca uma forma de se livrar do papelzinho, sem jamais guardá-lo na carteira. Sabe o que isso significa? Que o fofo não quer nenhuma prova das deliciosas horas que passou ao seu lado. Eu mesma, uma vez, ignorei essa estranha mania e se dei mal. Quando percebi, o fofo já saía há meses com outra. Só descobri porque achei, sem querer, uma dessas notinhas dentro do lixinho no meu escritório, claro que ele jogou fora assim que percebeu que tinha trazido a evidência do crime pra minha casa. E eu achando que era exclusiva (isso ainda existe?)– tolinha.
POR QUE DESCONFIAR:Os fofos são mais organizados com dinheiro que nós e costumam guardar comprovantes. Se vão contra esse instinto, algo está errado.
 FIQUE ALERTA SE ele não conseguir fixar a atenção em nada e ir diversas vezes ao banheiro
Uma vez, eu e meu fofo fomos ao show da Ana Carolina (adoro). Durante o espetáculo, ele olhava para os lados o tempo todo e inventava motivo para circular. Minha campanhia tocou sou. Fui atrás e vi que ele estava conversando todo nervosinho com outra. Ele não imagina que a outra pretendente (ou seria eu a outra?) estaria no mesmo evento.. Fiquei chocada, dei meia volta, curti o show e fui pra casa sozinha. Moral da história: sempre que forem a locais públicos, avalie a postura do seu novo pretê. Idas ao banheiro ou chás de sumiço podem ser a deixa perfeita para procurar um rabo de saia ou, como no caso meu caso, se certificar de que reserva e titular não vão se trombar.
POR QUE DESCONFIAR: Quando está interessado em algo ou alguém, o homem tende a focar toda a atenção no objeto de desejo. Dispersão excessiva é motivo para ligar o sinal vermelho.
 FIQUE ALERTA SE... O bonito carregar amostras de perfume, lenço umedecido ou creme hidratante
Essa é ótima. Como fui criada entre 5 irmãos, mais os priminhos, e um deles é um ex-traidor regenerado, me ensinou que esses inofensivos itens listados são armas importantes para apagar ou neutralizar a presença da outra. Ele sempre carregava apenas pasta, escova e fio dental no nécessaire. Mas, quando me envolvia com duas mulheres ao mesmo tempo, acrescentava alguns vidrinhos de perfume para rebater qualquer cheiro suspeito. O creme hidratante retira resquícios de maquiagem. Já o lenço umedecido garante que o ‘bráulio’ fique novinho em folha, mesmo depois de um dia corrido.
POR QUE DESCONFIAR: Homens não inovam muito no cuidado pessoal. Além de ficar de olho no tipo de objetos que carregam no nécessaire, vale notar, também, quando eles apareceram por lá. Nunca se sabe...
FIQUE ALERTA SE... Você telefonar no trabalho do fofo e ninguém souber ao certo onde ele está
Imagina a situação: você liga para o escritório do fofo, pra chegar com a secretária a existência de um almoço de negócios que o fofo inventou. A coitada se atrapalha, diz não ter nada agendado, ela tenta consertar, aí já é tarde demais, só resta lamentar, é um relacionamento perdido.
POR QUE DESCONFIAR: Mentira tem pernas curtas, já começa por aí. Depois de ler essa historinha de terror, não precisa falar mais nada, confere?
A parte vem depois!!!!!
Bjs doces!
V.L.

Translate