13 de fevereiro de 2010

GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

Isso é um verdadeiro TERROR para os pais, criminosos que tentam extorquir dinheiro alegando que mantém em cativeiro um de seus filhos. Para dar maior credibilidade à ameaça, os criminosos usam pessoas que aparecem chorando ao telefone desempenhando o papel de filho seqüestrado.
O que começou com telefonemas de bandidos presos, hoje envolve pessoas em liberdade que recebem o pagamento dos resgates. Previna-se deste TERROR.

10 MANEIRAS PARA EVITAR CAIR NO GOLPE

1. Conheça os "scripts" mais comuns
- Embora varie nos detalhes, a história dos golpistas é sempre a mesma. Acompanhe as notícias sobre os golpes para se manter informado sobre as novas versões.
2. Não receba ligações a cobrar
- Se o interlocutor for desconhecido, desligue. Policiais e bombeiros não telefonam para informar sobre acidentes (a tarefa cabe aos hospitais) nem, muito menos, ligam a cobrar
3. Não ajude o bandido dando-lhe informações
- Sua filha sofreu um acidente.
- A Fernanda? O que aconteceu com a Fernanda?
O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe passando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone
4. Tire os adesivos do carro
- Adesivos com o nome da academia de ginástica ou da faculdade, etc, assim como placas que reproduzem o apelido dos motoristas (BIA, LEO etc.) e páginas no Orkut são preciosas fontes de informação para os bandidos.
5. Oriente também os idosos
- Tanto ou mais do que crianças e empregadas, são as pessoas idosas da família as mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Muitas vezes, por se sentirem sozinhas, elas podem prolongar conversas com desconhecidos e acabar por municiar criminosos.
6. Pare para raciocinar
- O pânico diante da possibilidade de um parente estar acidentado ou seqüestrado faz com que muitas pessoas deixem de tomar atitudes óbvias, como checar se a informação é verdadeira. Segundo a polícia, freqüentemente as vítimas deixam de ligar para o suposto seqüestrado não porque são impedidas de fazê-lo, mas porque a idéia não lhes ocorre.
7. Desobedeça ao bandido
- Ligue para o suposto seqüestrado ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. A hipótese de um seqüestrador real fazer essa ameaça é remota, bandidos não vão matar a vítima, e perder seu trunfo, só porque o celular dela tocou
8. Desconfie de ligações longas
-Segundo estatísticas da polícia, 90% dos primeiros contatos telefônicos feitos por seqüestradores reais duram menos de um minuto. Por temerem ser rastreados, eles nunca fazem ligações longas
9. Duvide do choro das vítimas
- Apelos chorosos de supostos seqüestrados têm sido usados com freqüência pelos golpistas. A polícia sabe que raramente seqüestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima. Sabem que podem ser rastreados e ter o cativeiro descoberto
10. Dê queixa na polícia
- Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o "resgate" foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas dele.

SUGESTÃO: COMBINE COM A FAMÍLIA UMA SENHA. PODE SER UM NÚMERO, UMA PALAVRA, ATÉ MESMO UM APELIDO DE INFÂNCIA. USE A CRIATIVIDADE.

Cuide bem de você.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Virgínia Lupinni, estive ouvindo voce na rádio hoje, e voce divulgou seu blog - muito interessante e chamativo, gostei de tudo nele.
Abraços.

Anônimo disse...

Oi Virgínia,
ouvi voce falar na rádio do Paulo Noel,que dava dicas sobre o falso sequestro. Vim ler e gostei muito. Parabéns.

Anônimo disse...

Oi Virgínia, pq voce não divulgou seu blog antes? É muito interessante, até o nome DE MULHER PRA MULHR - ameiiiiii. Fiquei fã.
Beijinhos.

Anônimo disse...

Oi, essas dicas são valiosas,
Obrigada.
Victor Felix.

Translate